Umbra-Projekt

umbratic aesthetics

O balé de Nijinski, por Assis O balé de Nijinski, por Assis Ribeiro

Publicado em 17-6-2012 nesta página do Blog do Nassif:

Por Assis Ribeiro

Nassif. Exploramos pouco a dança, os grandes dançarinos e coreógrafos. Aqui aqui vai uma sugestão.

"A Sagração da Primavera", com música de Stravinsky, teve montagem de estréia de Nijinski, bailarino e coreógrafo excepcional, que trabalhou com o neoclássico Diaghlev, da companhia "Ballets Russes".

.

Em 1973, o compositor e maestro Leonard  Bernstein  disse sobre esta criação: "Esse papel tem sessenta anos. Ele também tem as melhores dissonâncias que ninguém nunca poderia ter imaginado, e as melhores assimetrias e politonalidades já feitas, qual seja o nome que você queira dar." 

O balé foi estreado pelo Ballets Russes em 1913 no Théâtre des Champs-Élysées em Paris, e que culminou em um dos mais famosos motins de música clássicas na história. A pontuação intensamente rítmica, o cenário primitivo e a coreografia chocaram o público que estava acostumado às convenções elegantes do balé clássico. A música complexa e os passos de dança violentas representando ritos de fertilidade causou vaias e assobios da multidão. No início da apresentação, alguns membros da plateia começaram a vaiar alto. Havia fortes opiniões na plateia entre apoiantes e opositores do trabalho. A agitação na plateia eventualmente degenerou num motim. A polícia de Paris chegou para intervir, restaurado apenas uma ordem limitada. Reinava o caos para o restante da apresentação.Alguns estudiosos têm questionado a tradicional crença, que extensamente aponta que o tumulto foi causado pela música, ao invés da coreografia e /ou das circunstâncias sociais e políticas da época.

Aliado a uma técnica perfeita, que mantinha hipnotizados os espectadores de sua dança, o carisma do bailarino deu ensejo a transformações significativas no panorama do ballet de seu tempo.

Nijinsky e  Stravinsky revolucionaram a música e a dança em todos os sentidos.

Fonte: Wikipédia e outras.

Views: 37

Reply to This

Replies to This Discussion

RSS

© 2021   Created by Umbra.   Powered by

Report an Issue  |  Terms of Service