Umbra-Projekt

umbratic aesthetics

"Para os proto-românticos do movimento 'Sturm und Drang', o valor de  um ato ou um pensamento decorria de ele haver sido criado por cada sujeito, interiormente, e não de acordo uma uma estrutura exterior de regras, como as impostas pelos cânones do Classicimo.

Para eles, portanto, tudo o que se construía num modo de crescimento orgânico, progressivo, era superior a artefatos prontos. 

Goethe teve uma espécie de experiência de conversão ao ver a catedral gótica de Estrasburgo em 1770, ano que se pode considerar como um ano de início do movimento intelectual mencionado. Na ocasião, disse que tudo o que aprendeu sobre as catedrais góticas acerca da sua irregularidade, da sua incompletitude, do seu barbarismo, é maravilhoso, é trabalho em progressão, orgânico."

O trecho de conversa entre acadêmicos acima traduzido livremente consta do áudio de programa da BBC disponbilizado para audição e baixa na página vinculada a seguir.

Na conversa, comentários também muito interessantes sobre "Os Sofrimentos do Jovem Werther" e sobre a visão que esses jovens alemães primeiros românticos tinham de Shakespeare.

http://www.4shared.com/mp3/2iRGQZ3Gce/InOurTime-20101014-SturmUndDr...

Views: 52

Reply to This

© 2021   Created by Umbra.   Powered by

Report an Issue  |  Terms of Service