Umbra-Projekt

umbratic aesthetics

[ CENAS JUVENIS PUNKS E DARKS NO ESPETÁCULO URBANO ] - HELENA W. ABRAMO //

Por Elizeu Dark



Leitura Essencial e Obrigatória, para entender o contexto social urbano dos jovens na década de 80 e com um olhar crítico comparar com os jovens da atualidade entendam também, como surgiu os Góticos em São Paulo // Brasil !!!

1994 -(Sociologia)


O espaço público como palco onde tribos juvenis montam o espetáculo constituído pela sua própria existência coletiva, calcada na produção de um estilo que perpassa sua música, seus corpos, suas roupas e seus adereços.

Por trás da encenação, a resistência à homogeneização, à mediocridade e à falta de perspectivas colocadas para a juventude dos anos 80, através da elaboração de uma identidade distinta. Além disso, a canalização de um imenso desejo de atuação frente às contradições e à hipocrisia socialmente dominantes na elaboração de uma distopia, que (ao contrário da aposta utópica que marcou a geração da década de 60) oferece-se à sociedade como um espelho, no qual, pela evocação e pela mimetização dos traços violentos, autodestrutivos e absurdos do "sistema", se produz um choque e se provoca uma reflexão crítica.

Este é o universo que a análise sensível e competente de Helena Abramo consegue revelar, no qual o senso comum (inclusive aquele predominante em grande parte da produção das ciências sociais no Brasil) não via nada além da passividade e da alienação de uma geração que trairia assim a própria essência "rebelde" da condição juvenil.

Como mostra a autora, a armadilha da imagem do jovem contestador (cujo paradigma mais próximo é a mitificação da geração dos anos 60) consiste justamente em sua capacidade de, convertendo comportamentos e atitudes próprios de um contexto histórico específico em padrão estético, desqualificar e impedir a própria percepção de novos modos de atuação. É para desmontá-la que Helena Abramo desenvolve na primeira parte de seu livro um detalhado percurso demonstrando a constituição da juventude, como objeto das ciências sociais e os diversos enfoques de problematização e análise sobre a condição e os fenômenos juvenis que se sucederam em diferentes conjunturas e escolas teóricas.

Views: 126

Reply to This

© 2021   Created by Umbra.   Powered by

Report an Issue  |  Terms of Service